Agradeço a todos que colaboraram com a minha gestão à frente do CFXC. Não tenho dúvidas que o CFXC sai fortalecido com a eleição da nova diretoria e em particular com a do novo presidente.
Com a maior dignidade e orgulho, esforcei-me para elevar o nome de nossa entidade, desde 2002 como presidente, ano de sua fundação.
Acompanhei o crescimento desta entidade que nasceu de um desejo tão forte que se materializou, e hoje tem sete anos de existência. Contando efetivamente com a força organizativa do coletivo de associados, nosso clube se consolidou nas esferas esportivas, político-esportivas e organizativas.
Na esfera esportiva, nosso clube obteve resultados que confirmam o talento dos nossos atletas, e, as possibilidades de melhora na performance, existem. Mais uma ve,z temos que destacar a tenacidade e a garra dos nossos associados, pois mesmo não possuindo jogadores da classe A, nossos atletas se destacaram em algumas competições de base.
Luiz Cláudio é o nome do nosso único campeão, até agora. Foi neste ano de 2009, no Campeonato Estadual Classe B. O primeiro pódio foi com Álvaro Casañas Júnior, terceiro lugar no Estadual Classe C 2004, ano da filiação à FEXERJ. Luana Braga, aluna de Arraial do Cabo, em 2005, foi vice-campeã estadual sub 14 na categoria feminina.
Em 2007 conquistamos o vice-campeonato estadual por equipes na classe C. Em 2008 fomos vice-campeões estaduais na categoria classe B, e tive a imensa honra em fazer parte desta equipe, defendendo o clube no Interclubes(2,5/3) jogando no 4º tabuleiro. A encarnação da parábola do pênalti. Dizem que de tão importante, deveria ser batido pelo presidente.
Além das conquistas estruturais, tais como a compra do notebook, as peças e a construção dos tabuleiros oficias personalizados com a marca do nosso clube, para uso e para a venda, gerando além de renda, publicidade e divulgação do CFXC e de seu estágio organizativo, deixamos mais de R$ 500,00 em sua conta poupança e nenhuma dívida.
Nosso clube conquistou maturidade política e afirmou sua independência e autonomia. Tanto no âmbito externo quanto interno. No externo, se posicionando na defesa de nobres interesses ao lado de clubes que também partilharam das idéias que adotamos em nosso cotidiano. De fato, podemos dizer com orgulho que nosso clube não é monolítico e que a democracia que defendemos no âmbito externo, é aquela ao qual nos referenciamos para regular as relações de poder no interior de nossa entidade.
Auto-gestão é algo que praticamos. Evidente que contamos com parceiros, mas exercitamos a auto-sustentação da entidade, no aspecto financeiro e também no aspecto político. Apesar de não termos sede, continuamos nos reunindo e a E.M.A.V. acolhe este amor pelo xadrez, manifesto pelo compromisso em nossa assiduidade semanal.
Faço público o meu de desejo de ver o clube crescer, sempre e mais, em todas as gestões. Que afirme sempre o espírito democrático de seus princípios e ideais. Por que mesmo que se erre, na democracia não podemos acusar o outro, já que a responsabilidade, é sempre de todos.
Muito sucesso à nova diretoria e ao novo presidente Rodrigo Sampaio! Viva o CFXC!
Anderson Alves Morgado
Presidente CFXC (2002/2009)